

O Spotify começou a implementar o áudio lossless para assinantes Premium em 10 de setembro, oferecendo streaming em até 24-bits/44.1 kHz no formato FLAC. O recurso chega primeiro a mercados selecionados, com disponibilidade mais ampla prevista para outubro. O serviço de streaming notificará os assinantes Premium quando o recurso sem perdas estiver disponível em sua região.
O lançamento inicial inclui Austrália, Áustria, República Tcheca, Dinamarca, Alemanha, Japão, Nova Zelândia, Holanda, Portugal, Suécia, Estados Unidos e Reino Unido, com expansão planejada para mais de 50 mercados.
A implementação permite que os usuários selecionem configurações de qualidade de áudio independentemente para Wi-Fi, celular e conteúdo baixado. As opções variam de Baixa a Normal, Alta, Muito Alta e agora Lossless, com informações de uso de dados exibidas para cada configuração.
A reprodução lossless requer ativação manual em cada dispositivo por meio do menu Configurações e Privacidade, em Qualidade de Mídia. Uma vez ativada, um indicador de reprodução sem perdas aparece na visualização ‘Reproduzindo Agora’ e no Seletor de Conexão.
O recurso funciona em dispositivos móveis, computadores desktop, tablets e hardware compatível com o Spotify Connect, da Sony, Bose, Samsung e Sennheiser. O suporte para dispositivos Sonos e Amazon, chegará em outubro.
O Spotify recomenda conexões com fio para um desempenho ideal, observando que o Bluetooth não possui largura de banda suficiente para transmissão sem perdas e sem compressão.
Os tamanhos maiores de arquivo associados ao áudio lossless, podem causar breves atrasos quando as faixas são carregadas inicialmente, embora a reprodução subsequente do cache elimine esse atraso.
O lançamento representa a resposta do Spotify aos concorrentes Apple Music e Amazon Music HD, que oferecem streaming lossless há vários anos. O Tidal oferece uma opção com qualidade de CD, lossless, desde 2014.
O Spotify não anunciou se o áudio sem perdas terá custos adicionais ou se permanecerá como parte da assinatura Premium padrão.
Para mais informações:
Spotify
open.spotify.com