
Fernando Andrette
fernando@avmag.com.br
Produzir edições com os Melhores do Ano, dos equipamentos avaliados, se tornou regra no mercado de áudio e vídeo.
Todas as publicações que acompanho têm uma edição, ou ao menos um caderno, apresentando sua lista no final ou início de um novo ano.
Pelo visto, o público audiófilo tem enorme interesse, seja apenas por curiosidade em saber das principais ‘tendências’ de mercado, ou para fonte de informação para futuros upgrades.
Ainda que esta nossa Edição Especial possa ser usada também para satisfazer a ambas as necessidades, o intuito maior desde que criamos essa edição em 1999, foi a de possibilitar ao nosso leitor que não mora em grandes centros urbanos, e tampouco tem a possibilidade de conviver com outros audiófilos, de se informar e ter uma ‘bússola’ para a montagem de um sistema, ou a realização de upgrades pontuais.
Pois nesta edição, ele poderá reler os testes e comparar – dentro de nossa Metodologia – com produtos similares com a mesma pontuação e com valores semelhantes.
Sempre sugerimos que, ao fazer esse pente fino, ele também veja pelo menos a edição passada de Melhores do Ano, pois certamente a esmagadora maioria dos produtos avaliados ainda estará disponível no mercado.
O que amplia exponencialmente o leque de opções para uma avaliação mais segura e confiável.
Uma crítica contumaz à esta nossa edição, é o número de produtos que recebem o selo de Recomendado ou o de Referência da editoria.
Para os que não entendem nossa Metodologia editorial, imaginam que o fazemos para ficar bem com todos os fabricantes e distribuidores.
O nosso único objetivo é ser justo com todos os produtos que realmente se destacaram em termos de performance e grau de compatibilidade, isso se chama coerência editorial.
E o leitor assíduo compreende que, dentro deste universo dos Melhores do Ano, para os produtos que se ‘descolam’ ainda mais em termos de performance, foi que criamos um segundo selo – o de Referência do Editor.
A esse seleto grupo, mostramos que seu grau de performance o coloca em posição privilegiada em relação à concorrência, e poderia perfeitamente fazer parte do sistema usado pela revista para a avaliação de todos os produtos enviados para teste.
Ou seja, a revista endossa que este segundo selo destaca os Excepcionais dentre os Ótimos!
A boa notícia que tenho a todos vocês que nos acompanham, é que muitos destes produtos ‘Melhores do Ano de 2025’, estarão no nosso próximo Workshop Hi-End Show, em abril de 2026.
Possibilitando a todos que tem enorme dificuldade em ouvir e conhecer esses equipamentos, fazê-lo em salas devidamente preparadas para o evento.
Espero que faça bom uso desta edição, amigo leitor, e que esteja conosco em abril para mais uma grande confraternização e para a realização de futuros upgrades.
A todos um 2026 inspirador, repleto de música e sensibilidade!