

Fernando Andrette
fernando@avmag.com.br
Se você é daqueles que ainda não se convenceu da força dos integrados no mercado hi-end, sinto bater de novo na mesma tecla mas terei que fazê-lo, pois o número de excelentes opções não para de crescer.
Este mês temos o prazer de apresentar o PA 3100 HV, do renomado fabricante alemão T+A, e da aclamada série HV (High Voltage) que combina qualidade e robustez, herdada do pré-amplificador P 3000 HV e do amplificador de potência A 3000 HV, aqui embalados e adaptados para um único chassi.
Veja que estamos falando da mesma filosofia do Soulnote A-3 (clique aqui), que também é a soma em um único gabinete do pré de linha P-3 com os monoblocos M-3 (clique aqui).
O PA 3100 HV oferece o máximo de versatilidade em termos de conexões e configurações, com entradas RCA e XLR balanceadas, saídas para gravação e pré-out e conexões para dois pares de caixas acústicas.
E, como opcionais, módulos de phono (MM e MC) e um módulo de processamento analógico de sinais que adiciona controles de grave, de tonalidade e equalizadores paramétricos, para correção de ressonâncias de sala.
Como todos os produtos T+A, seu acabamento é impecável e seu design chama a atenção, mesmo dos mais críticos audiófilos.
O painel frontal deste integrado possui dois VUs analógicos em escala logarítmica, que exibem a potência entregue em tempo real.
Outro destaque é seu belo controle remoto em alumínio maciço, o modelo F3001, que centraliza o comando de todos os produtos da série HV.
Segundo o fabricante os maiores diferenciais tecnológicos do PA 3100 HV residem na aplicação do conceito High Voltage em seus circuitos, o que amplia a margem dinâmica e linearidade ao operar em tensões internas muito acima das usuais de amplificadores convencionais. Essa abordagem também permite a redução da necessidade de correções por realimentação, minimizando distorções e melhorando a sensação de realismo sonoro.
Seus circuitos são todos isolados em uma construção física limpa, e possui uma fonte de energia superdimensionada para um amplificador integrado hi-end.
O chassi do PA 3100 HV é construído a partir de espessa placas de alumínio de 40 mm, usinadas com precisão para formar compartimentos hermeticamente separados, para uma total blindagem contra interferências eletromagnéticas, e uma correta dissipação de calor, já que este amplificador responde 300 Watts em 8 ohms e 500 Watts em 4 ohms.
Além de uma excelente estabilidade mecânica, cada compartimento abriga seções independentes dos circuitos, mantendo estágios de pré-amplificação, de potência e as fontes, totalmente isolados entre si.
Com isso há uma drástica redução do ruído mecânico, da distorção e da microfonia interna.
Com tão alto grau de cuidados, este integrado pesa 38 kg – o que exigirá ajuda ao desembala-lo e instalá-lo.
Ele possui um transformador toroidal de 1200 Watts, encapsulado em uma carcaça de alumínio e amortecido por material isolante especial, para total eliminação de vibrações e ruídos.
Sua fonte possui ampla capacidade de filtragem, com 240.000 uf de capacitância, garantindo reserva de energia instantânea para picos dinâmicos.
E como todos os produtos da série HV, este integrado prevê o uso do módulo de fonte externo PS 3000 HV, que adiciona 1800 W extras, elevando ainda mais a capacidade e estabilidade de controle sobre as mais exigentes caixas acústicas que possam existir na atualidade.
O seu estágio de pré-amplificação emprega um design totalmente simétrico, com caminhos de sinal independentes para cada canal.
A topologia utilizada é com J-FETs cuidadosamente selecionados, e sem o uso de amplificadores operacionais. Com este arranjo, e as tensões internas elevadas de até +/- 85V, e processando sinais de até 30 Vpp, ele é sem distorção mensurável.
O uso mínimo de realimentação global preserva linearidade e dinâmica, enquanto a escolha criteriosa de componentes garante uma resposta de frequência no estágio de pré-amplificação de 0.5Hz a 300kHz.
O controle de volume não usa potenciômetros, sendo implementado por uma rede de resistores de precisão com relés de altíssima qualidade.
E, por fim, o estágio de potência deriva diretamente do amplificador A 3000 HV, com 300 Watts como já mencionado, em 8 ohms, e 500 Watts em 4 ohms. Com uma corrente de pico de até 60 Amperes.
Ou seja, meu amigo, estamos falando de um integrado de ponta em que, em termos de potência, tem pouquíssimos concorrentes em seu encalço.
Para o teste usamos os seguintes equipamentos. Amplificador integrado Moonriver 404 Reference (leia teste edição de novembro), e caixas Dynaudio Contour Legacy (clique aqui), Stenheim Alumine Two.Five (clique aqui), Wharfedale Super Linton (leia teste 3 nesta edição), e Estelon X Diamond MkII. Cabos de caixa Kuba Sosna Realization (leia teste edição dezembro) e Dynamique Audio Apex (clique aqui). Fontes digitais Streamer Nagra, Transporte CD e TUBE DAC da Nagra. Fonte analógica: toca-discos Zavfino ZV11X, cápsulas Aidas Malachite Silver (clique aqui) e Dynavector DRT XV-1T (clique aqui), com pré de phono Soulnote E-2.
O PA 3100 HV veio com menos de 80 horas de queima, então resolvemos fazer nossa primeira audição com os nossos discos da Cavi Records, e o colocamos mais 120 horas para terminar a queima.
Minha primeira impressão foi: vitalidade e controle absoluto.
Para os que são novos por aqui, é importante lembrar que a primeira impressão de qualquer produto em teste, é ouvir sempre em nosso Sistema de Referência, para termos uma ideia segura de onde estamos pisando.
E como nossa caixa de referência é bastante faminta por Watts, geralmente os integrados costumam sofrer para conduzi-la.
Este T+A não teve, no entanto, a menor dificuldade.
Ficou claro após esse primeiro contato, que poderíamos ter melhor extensão em ambas as pontas, além de um maior arejamento e ampliação do palco sonoro, que se mostrou restritivo em termos de profundidade e largura.
E dito e feito, com 200 horas o que estava faltando, surgiu com facilidade. Então, primeira dica aos futuros pretendentes deste peso pesado dos integrados: tenham paciência… antes de sair tocando tambor e chamando todos audiófilos no raio de 200 km, para escutar seu upgrade novo!
Pois ele precisa realmente do amaciamento integral para entregar todos seus atributos sonoros.
“Isso significa que não posso curti-lo neste período de amaciamento, Andrette?”
Se você sofrer de ansiedade ou insegurança audiófila, não.
Mas se você já tiver passado por essa fase de montanha russa que é todo amaciamento, poderá ir curtindo suas virtudes, como a que citei acima, de autoridade e precisão.
É notoriamente audível que este integrado tem muitas ‘garrafas para vender’.
E se o seu gosto musical for por grandes variações dinâmicas, ele mostrará este pedigree desde o momento que for ligado inicialmente.
Autoridade com enorme folga, esse é seu lema!
Segunda qualidade bastante evidente: silêncio de fundo, possibilitando a recuperação dos mais sutis detalhes micro-dinâmicos.
Junte então uma excepcional micro-dinâmica com sua macro-dinâmica, e a ideia dos céticos de que os integrados não conseguem ombrear com os melhores prés e powers separados, cairá por terra.
E sua terceira virtude inicial, é que seu senso de tempo e ritmo é desconcertante!
Os outros quesitos da metodologia, porém, virão com o amaciamento completo.
Começando pelo equilíbrio tonal que, com as 200 horas, abre impressionantemente nas duas pontas.
Os graves se tornam sólidos, com corpo e enorme deslocamento de ar. A região média, pelo seu incrível silêncio de fundo, possui enorme transparência, e os agudos com as 200 horas, ganham arejamento, se estendem e com um bonito e suave decaimento.
O mesmo ocorre com o palco sonoro, que amplia seu espaço nas três dimensões: largura, profundidade e altura.
As texturas com o assentamento do equilíbrio tonal são muito beneficiadas, com uma melhoria na apresentação dos timbres e das intencionalidades.
E os transientes, ainda que não sofram alterações com o fim do amaciamento, como já se destacavam, ficam ainda mais impressionantes com tudo devidamente em seu sítio.
Meu amigo, os amantes de ritmo irão se deliciar com o T+A.
Em termos dinâmicos, não existe em passagens complexas com enorme variação em curtos tempos, aquela sensação de atropelo ou de compressão do sinal, mostrando a eficácia de sua autoridade e folga para lhe dar com esses acontecimentos.
A apresentação do corpo harmônico dos instrumentos é referencial, fazendo novamente com que céticos em relação à integrados, repense seu preconceito.
E materializar o acontecimento musical na sala de audição, dependerá apenas da qualidade técnica da gravação, e se a fonte geradora deste sinal está à altura do integrado.
CONCLUSÃO
Os últimos dois anos, eu diria, foram um divisor de águas, tanto para amplificadores integrados, quanto para caixas acústicas.
A quantidade de excelentes produtos é simplesmente impressionante.
São tantas as opções, que mesmo os audiófilos experientes terão dificuldades de definir seus upgrades.
Mas este nem é, na minha opinião, o principal desafio. O maior é saber exatamente a assinatura sônica que se deseja para não colocar os pés pelas mãos e se arrepender depois.
O legal é que o espectro de opções se ampliou muito, permitindo que as escolhas não sejam apenas pelo valor, mas também pelo grau de performance e compatibilidade com todo o sistema.
O PA 3100 HV está na linha de frente desta nova geração de integrados, e ainda que seja caro para a nossa realidade, é preciso se ter em conta que ainda assim, pelo seu nível de performance, é mais barato que um pré e power separados do mesmo nível.
Sem falar na economia de um cabo adicional de força, e um de interligação.
Este é o integrado definitivo, e basta uma olhada criteriosa para este produto, para ver que foi feito para durar uma vida.
E se o seu proprietário desejar, ainda realizar um upgrade com a aquisição da fonte separada.
Minha experiência é que todos os produtos que permitem esse tipo de upgrade com fontes, costumam subir de patamar sempre.
O aparelho precisa desse upgrade?
Sinceramente, acho que não. Mas conhecendo o perfil audiófilo, de sempre desejar aprimorar o que dá para ser aprimorado, este T+A possibilita essa opção.
Se você deseja um integrado Estado da Arte Superlativo, pois chegou a hora de montar um sistema definitivo, porém mais minimalista, que ocupe menos espaço, seja muito mais prático de utilizar, e seu gosto musical está repleto de gravações que tem muita variação dinâmica, você vai querer ouvir este integrado.
Ele não é apenas uma peça hi-end bonita no design – sua performance também é surpreendente.
PONTOS POSITIVOS
Um integrado topo de linha.
PONTOS NEGATIVOS
O preço, para a nossa realidade.
ESPECIFICAÇÕES
| Estágio de pré-amplificador | |
| Resposta de frequência + 0 / – 3 dB | 0,5 Hz –300 kHz |
| Relação sinal/ruído | 105 / 110 dB |
| Distorção harmônica total | < 0,001% |
| Intermodulação | < 0,001% |
| Separação de canais | > 90 dB |
| Sensibilidade de entrada nominal de alto nível (RCA) | 7x 250 mV a 3 V (20 kOhms) |
| Sensibilidade de entrada nominal balanceada (XLR) | 4 x 500 mV a 6 V (20 kOhms) |
| Saídas | |
| Fones de ouvido | 50 Ohms |
| 1x de gravação | 250 mV / 100 Ohms |
| Saída Pré RCA | nom 1 V, máx 9.5 V (50 Ohms) |
| Saída Pré XLR | nom 1.45 V, máx 19.6 V (50 Ohms) |
| Estágio de saída | |
| Saída RMS por canal em 8 Ohms | 300 Watts |
| Saída RMS por canal em 4 Ohms | 500 Watts |
| Saída de pico em 8 Ohms | 380 Watts |
| Saída de pico em 4 Ohms | 700 Watts |
| Largura de banda de potência | 1 Hz – 150 kHz |
| Resposta de frequência + 0 / – 3 dB | 0,5 Hz – 180 kHz |
| Slew rate | 60 V/µs |
| Fator de amortecimento | > 65 |
| Relação sinal/ruído | > 115 dB |
| Distorção harmônica total | < 0,03% |
| Capacitância da fonte de alimentação | 120.000 µF |
| Outros | |
| Alimentação | 110 V(60 Hz) ou 220/240 V (50 Hz) |
| Consumo em stand-by | < 0,5 W |
| Controle remoto | F3001 |
| Recursos | Entrada trigger de +5 a 20 V para ativação externa, entrada 4 que pode ser configurada no modo surround, conectividade LAN adicional para sistemas de automação residencial |
| Acessórios opcionais | Fonte de alimentação PS 3000 HV | Módulo phono PH HV MM ou MC | Módulo processador de sinal APM | Power Three HD (carbon) | Power Bar | Audio Quad (carbon) | Speaker Hex (carbon) | Acabamento com cores individuais sob encomenda | Controle IP |
| Dimensões (L x A x P) | 46 x 17 x 46 cm |
| Peso | 38 kg |
| Acabamentos | Silver Lacquer 47 ou Titanium Lacquer 64 / Dissipador em preto |
| AMPLIFICADOR INTEGRADO PA 3100 HV DA T+A HIFI | ||||
|---|---|---|---|---|
| Equilíbrio Tonal | 13,0 | |||
| Soundstage | 13,0 | |||
| Textura | 13,0 | |||
| Transientes | 13,0 | |||
| Dinâmica | 14,0 | |||
| Corpo Harmônico | 13,0 | |||
| Organicidade | 13,0 | |||
| Musicalidade | 12,0 | |||
| Total | 104,0 | |||
| VOCAL | ||||||||||
| ROCK, POP | ||||||||||
| JAZZ, BLUES | ||||||||||
| MÚSICA DE CÂMARA | ||||||||||
| SINFÔNICA |


Audiopax
atendimento@audiopax.com
(21) 2255.6347
(21) 99298.8233
R$ 180.000