

Fernando Andrette
fernando@avmag.com.br
Em um mundo cada vez mais veloz em que temos tudo ao alcance das mãos, preciso dizer que se você não se sujeita a ter um pré de linha sem controle remoto, nem leia esse teste.
Mas, se você ainda tem o hábito de levantar de sua cadeira a cada 20 minutos para virar ou trocar um LP, acho que você tem o perfil correto para ler e conhecer essa pequena maravilha nipônica, que honra a história do áudio hi-end japonês. E que, no caso da Air Tight, com algumas décadas de existência e uma longa e bonita trajetória de produtos que fazem centenas de audiófilos felizes em todos os continentes.
Sua tradição no desenvolvimento de prés de linha minimalistas iniciou-se há mais de 30 anos com a apresentação do ATC-1, um pequeno pré que tinha como objetivo reproduzir música de maneira natural e com realismo.
Em um momento em que o áudio passava por profundas transformações com a entrada de grandes prés transistorizados, a Air Tight manteve-se fiel aos seus princípios e objetivos, lançando apenas produtos valvulados.
A filosofia de desenvolvimento da Air Tight é de simplificar em todos os seus produtos o caminho do sinal, buscando um ponto de equilíbrio entre transparência e naturalidade, atendendo ao anseio de audiófilos e melômanos que têm como referência instrumentos reais!
Eu ouvi todos seus prés: o ATC-1, o 3, o 5, e agora o 5s. E posso afirmar que nenhum outro modelo chegou tão próximo dos objetivos centrais em termos de assinatura sônica como o 5S.
Deixando-me muito curioso em algum dia ouvir o topo de linha, o modelo 7, que me parece ser alguns degraus acima do 5s pelo que li até o momento.
O ATC-5s é um pré de linha valvulado que utiliza cinco válvulas 12AX7 (ECC83) no total de três montadas deitadas dentro do gabinete slim dele, do lado esquerdo, e duas válvulas 12AT7 deitadas internamente no gabinete, referentes ao pré de phono.
No painel frontal do ATC-5s temos: chave de comando para duas entradas de phono para cápsulas MM, o seletor para canais esquerdo e direito, chave de escolha das três entradas de linha, botão de volume e chave de liga/desliga.
No painel traseiro temos: as duas entradas de phono, uma saída ‘Equalizer’ (para o pré de phono), três entradas de nível de linha (todas RCA), porta fusível e tomada IEC.
Segundo o fabricante, a impedância de saída é de 47 KOhms, tensão de saída 20V com carga de 100 KOhms e com 1% de distorção – o que deve deixar qualquer objetivista ortodoxo com espasmos musculares na mandíbula!
Assim como a distorção harmônica (THD) é de 0,02%. E a resposta de frequência de 20 Hz a 100 kHz (-1 dB). Seu gabinete padrão cinza escuro Air Tight possui 40 cm de largura, 26 cm de profundidade e 9 cm de altura, e pesa 9 kg.
Sua construção, como todos os produtos da Air Tight, é com solda ponto a ponto – e alguns funcionários estão na empresa desde sua fundação.
Para o teste utilizamos seu par ideal (na minha opinião): o ATM-1E (clique aqui), e os monoblocos Nagra HD.
As caixas utilizadas foram, com o ATM-1E: Wharfedale Super Linton (leia teste 3 nesta edição), Basel V01 (leia teste edição de novembro) e Stenheim Alumine Two.Five (clique aqui), e com os monoblocos Nagra HD a caixa Estelon X Diamond Mk2. Os cabos de interconexão todos RCA foram Zavfino Silver Dart Gold (clique aqui), Dynamique Audio Apex e VR Cables Argento.
Acho que não precisarei dizer que o casamento ideal do ATC-5S será com o ATM-1E – e que belo casamento, meu amigo!
Trata-se daquele grau de sinergia, que será quase impossível superar, pois a assinatura sônica se entrelaça de tal maneira, que o seu desejo será apenas ir empilhando as gravações que você quer ouvir serem ‘interpretadas’ por essa dupla.
Eu adoraria, no nosso próximo Workshop, poder compartilhar com todos vocês como essa dupla apresenta a música, livre de artificialidade.
Tudo soa de maneira tão honesta, natural e graciosa, que seu cérebro quer apenas ouvir mais e mais.
Você já sentiu aquela sensação de estar incomodado com o calor excessivo e, no auge deste infortúnio, encontrar uma grande sombra fresca e relaxante? E se sentir imediatamente abraçado por aquela sensação de bem-estar?
Essa dupla – ATC-5S e ATM-1E – têm essa capacidade de nos acalentar e nos oferecer momentos musicais inesquecíveis, dando-nos um contraponto entre ouvir música racionalmente e apreciar a música emocionalmente.
Você apenas está lá para ser conduzido a experimentar suas gravações de uma maneira mais relaxada e harmoniosa.
O interessante é que você não necessita se esforçar para ter essa postura: em poucos segundos seu cérebro já terá desistido de interpretar, para apenas ficar ali, mergulhando cada vez mais profundamente no acontecimento musical.
Como sempre alerto todos vocês, esses são os equipamentos mais perigosos e traiçoeiros de se avaliar, pois precisamos resistir às ondas sonoras que nos levam para bem longe da terra firme. E manter-nos firmes para cumprir com o nosso papel, é um desafio e tanto.
Meu pai dizia que sistemas com este tipo de assinatura são um convite à procrastinação sonora.
E tenho mais uma vez que concordar com ele – e acrescentaria que esta dupla, além da procrastinação, tem o poder de nos seduzir e criar desculpas para ficarmos muito mais horas do que podemos diariamente ter com a nossa música.
Eu me vi indo dormir depois da meia noite, só para ouvir a ‘saideira’, manja? Que você jura ser a última e se estende pelo disco todo.
Seu equilíbrio tonal é corretíssimo – você não achará absolutamente nada que macule sua reputação neste quesito.
Pelo contrário, muitos céticos em relação a prés valvulados, ficarão surpresos com a extensão nas duas pontas e o decaimento suave e arejado nos agudos (a pedra no sapato de inúmeros prés valvulados).
A região média não é apenas sedutora, pois seu grau de transparência aliado ao calor e naturalidade, deixam vozes e instrumentos acústicos com um grau de realismo impressionante.
O soundstage deste conjunto, com as três caixas utilizadas, foi espetacular! Com planos e mais planos devidamente focados e recortados, e com um palco enorme, tanto em largura, como profundidade e altura.
Os amantes de música clássica ficarão eufóricos com sua apresentação.
E aí entramos na questão central do que os excelentes prés de linha valvulados fazem com a apresentação de texturas, que os prés transistorizados não tem.
A reprodução de texturas: neste quesito é difícil bater um bom valvulado meu amigo. Pois até os mais minimalistas, como o ATC-5s, tem uma riqueza na apresentação dos timbres que nos faz repensar a razão de não desejarmos misturar um pré de linha valvulado com um power transistorizado.
Eu tive a possibilidade de fazer este casamento, ao substituir o ATM-1E pelos Nagra HD, só para ouvir como seria a apresentação de texturas com um power de estado sólido. E chegou tão perto do meu pré de linha também valvulado – que custa o dobro do ATC-5S – que fiquei falando para mim mesmo: “como este Air Tight é bom!”
Se sua referência é música ao vivo não amplificada, meu amigo, timbres e intencionalidades, você precisa ver como são reproduzidos neste pré de linha.
E se você desejar ainda maior calor e ‘humanização’, fique com o seu par, o ATM-1E, com uma excelente caixa (qualquer uma das três que utilizei), e viva feliz pelo resto de seus dias aqui no planeta.
Outra queixa que escuto é que os valvulados não são tão bons em marcação de tempo e ritmo quanto os melhores transistorizados.
Meu amigo, isso não serve para os valvulados atuais de excelente nível. Ouça, e comprove que isso é passado.
O ATC-5s (com o ATM-1E) tem uma precisão na marcação de tempo e ritmo impecável, capaz de fazê-lo bater os pés em qualquer música.
E a outra resistência audiófila em relação às válvulas, é a reprodução de macro-dinâmica. Pois eu te digo, que com nenhuma das três caixas que utilizamos, tivemos qualquer problema na reprodução dos fortíssimos.
Com a caixa certa, isso não será problema nenhum.
E para saber o quanto o pré era fidedigno na reprodução de macro-dinâmica, ouvi as mesmas faixas da Metodologia para este quesito nos Nagra HD – e o pré ATC-5S e tem um controle e fidelidade exemplares.
Quanto à micro-dinâmica, nenhum mistério, já que seu grau de transparência é excelente!
Corpo harmônico: prepare-se! Pois você irá se surpreender com a reprodução de pianos íntegros em sua sala, assim como de contrabaixos, órgão de tubo, bumbo de bateria e tuba.
E para a materialização do acontecimento musical a sua frente, basta ter as gravações tecnicamente corretas, e terá shows ‘particulares’ diariamente, para você e toda sua família.
CONCLUSÃO
Começarei pelo final de minha conclusão: eu teria esse conjunto como meu sistema pessoal.
Pois tudo que qualquer revisor de áudio por décadas na estrada, tudo que deseja quando não está trabalhando é ouvir sua música sem que seu cérebro esteja o tempo todo focado para não perder nada do que precisa ser avaliado.
E você vai concordar comigo, que não será um sistema transparente ou neutro que me possibilitará esquecer da ‘profissão’ e voltar apenas a ser um ouvinte apaixonado pela música.
Para esses escassos momentos de lazer, um sistema que ‘desconecte’ meu cérebro do trabalho é tudo que mais desejo ter. E esse conjunto seria minha primeira opção, não tenho dúvida.
Pois ele conseguiu me fazer querer ouvi-lo por muito mais tempo, mesmo depois de encerrado o teste de ambos.
E, para convencer o distribuidor a ficar com ele mais três semanas, disse que estava fazendo um teste com as válvulas Ray Tube (leia teste edição de novembro) e precisava de ambos, para ter mais opções que os meus Nagras (pré de linha Classic e o TUBE DAC), e o Fábio Storelli gentilmente me permitiu.
E aí criei um novo problema, pois com as válvulas premium da Ray Tube, o que já era maravilhoso sonicamente, ficou divino.
Mas isso eu contarei para vocês na próxima edição.
Para concluir esse teste, tenho que dizer que o pré ATC-5s foi uma surpresa desconcertante. Pois ainda que tivesse apreciado os outros prés que escutei da Air Tight, nenhum havia me chamado tanto atenção a ponto de desejar tê-lo em meu sistema.
Isso mostra o quanto este novo pré da marca evoluiu em relação aos modelos anteriores.
Diria até mais que o próprio ATM-1E, que é bem superior ao anterior que tive – porém não foi uma surpresa tão acachapante como foi o novo ATC-5s.
Se você acima de tudo deseja um pré de linha que lhe proporcione audições sem nenhum grau de fadiga auditiva, e possui um amplificador no mesmo nível, não perca a oportunidade de escutá-lo em sua sala.
Ele pode facilmente ser o cérebro e a alma do seu sistema.
PONTOS POSITIVOS
Impecavelmente musical.
PONTOS NEGATIVOS
Falta de um controle remoto.
ESPECIFICAÇÕES
| Tipo | Pré-amplificador de linha valvulado |
| Válvulas utilizadas | 12AX7 × 3, 12AT7 × 2 |
| Entrada de phono | 2x RCA MM (impedância de 47 kΩ com ganho de 40 dB) |
| Saída do equalizador phono | 1x RCA |
| Impedância de saída | Carga recomendada acima de 47 kΩ |
| Entrada de linha | 3x RCA (impedância de 47 kΩ com ganho de 18 dB) |
| Saída de linha | 2x RCA (carga recomendada acima de 47 kΩ) |
| Tensão de saída | 20 V (carga de 100 kΩ / 1% de distorção) |
| Distorção THD | 0,02% (1 V / 1 kHz) |
| Resposta de frequência do phono | 50Hz a 20kHz (±0,2dB) |
| Resposta de frequência do pré de linha | 20Hz a 100kHz (-1dB) |
| Consumo de energia | 50VA |
| Dimensões (L x A x P) | 400 x 90 x 260mm |
| Peso | 9kg |
| PRÉ-AMPLIFICADOR ATC-5S DA AIR TIGHT | ||||
|---|---|---|---|---|
| Equilíbrio Tonal | 13,0 | |||
| Soundstage | 13,0 | |||
| Textura | 13,0 | |||
| Transientes | 13,0 | |||
| Dinâmica | 12,0 | |||
| Corpo Harmônico | 13,0 | |||
| Organicidade | 13,0 | |||
| Musicalidade | 13,0 | |||
| Total | 103,0 | |||
| VOCAL | ||||||||||
| ROCK, POP | ||||||||||
| JAZZ, BLUES | ||||||||||
| MÚSICA DE CÂMARA | ||||||||||
| SINFÔNICA |


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