

Tarso Calixto
revista@avmag.com.br
Dessa vez maior e cheio de novidades: a referência de áudio na Holanda.
Créditos adicionais de fotos: Joost Eekhof e György Peter Gliba.
O Dutch Audio Event 2025, ocorrido nos dias 4 e 5 de outubro, no já conhecido NH Koningshof, em Veldhoven, na Holanda, já se tornou referência para os amantes de áudio de alta fidelidade.
Esta edição superou tudo o que vimos até agora. É a maior até hoje, com mais expositores, mais marcas, e mais experiências. Com mais de setenta salas de audição e cerca de 250 marcas participando, este evento foi mais abrangente e espetacular do que as edições anteriores.
O que mudou em 2025:
O Dutch Audio Event foi para audiófilos veteranos, curiosos amantes de música, e indivíduos que buscavam montar seu primeiro sistema de som de alta fidelidade – foi preparado para surpreender e impressionar.
Uma diferença marcante foi a quantidade de visitantes: todas as salas estavam cheias até a porta de entrada. O restante do local estava repleto, do estacionamento, pelo refeitório, e pelos corredores, durante o dia todo. O bar onde os expositores se reúnem no final do dia, estava sem lugar para se sentar.
Esse ano contou com a entrada de novos expositores, como a Vitus Audio, e eventos especiais como o lançamento do toca-discos SME Model 35, sucessor do icônico Model 30. Outro destaque foi a introdução da nova caixa acústica 6c da Dutch & Dutch, uma versão compacta da consagrada 8c. Adicionalmente, expositores apresentaram atualizações significativas de firmware de equipamentos, com novos formatos de streaming, conectividade e integração de plataformas. Por exemplo, a Grimm Audio apresentou a atualização de dos produtos MU1/MU2 incluindo suporte a UPnP, Tidal Connect e Roon Ready endpoint, melhorando a experiência do usuário.
Um aspecto que se destacou em todos os espaços visitados foi o notável cuidado dos expositores na preparação das salas, tanto no aspecto estético quanto acústico. Era evidente o empenho em criar ambientes que não apenas valorizassem os equipamentos, mas também oferecessem uma experiência de escuta imersiva e agradável.
Em relação ao tratamento acústico, observou-se uma preocupação técnica de alto nível com painéis absorventes e difusores estrategicamente posicionados de maneira criteriosa. Além disso, muitos expositores foram além do aspecto técnico e visual, criando ambientes imersivos e agradáveis nos quais o visitante pudesse se concentrar plenamente na música. Essa atenção a detalhes e refinamento, reforçou o caráter profissional e apaixonado de todos os participantes. Um reflexo do compromisso do evento com a excelência técnica e a experiência do público.
TRATAMENTO ACÚSTICO
Localizada na sala 55, da Mafico, a Vicoustic, baseada em Portugal, é renomada pela altíssima qualidade de seus produtos de tratamento acústico para todos os tipos de ambientes internos. Também estavam presentes produtos da Avangarde Acoustic, Bergmann Audio, Chord Electronics, Devore Fidelity, e Furutech, entre outros.
GVR AUDIO IMPORT
Mais uma vez, a sala se destacou como uma das mais comentadas do evento, graças à apresentação impecável do amplificador integrado i85 da Leema Acoustics, da Inglaterra, conectado a um par de caixas acústicas da Audio Physic, da Alemanha. A sinergia entre os dois equipamentos resultou em uma performance sonora de grande equilíbrio tonal, com uma macro-dinâmica envolvente, ampla sensação espacial e um controle de graves firme e autoritativo, que transmitiu naturalidade e musicalidade em cada faixa reproduzida.
Antes da audição, um representante da Leema Acoustics introduziu o i85 de maneira exemplar, de forma didática, transparente e acessível, sem recorrer a discursos técnicos exagerados ou tentativas de venda forçada. Essa abordagem genuína e respeitosa impressionou e foi muito apreciada. Foi mais fácil compreender a filosofia da marca, focada em engenharia precisa, musicalidade real e longevidade dos equipamentos.
A sala também contribuiu para a experiência, com uma atmosfera acolhedora, cuidadosamente preparada para destacar as qualidades acústicas do sistema, permitindo que cada detalhe das gravações emergisse com clareza e refinamento. O resultado foi uma audição coerente, envolvente e emocionalmente cativante, reforçando o compromisso das marcas em entregar áudio de referência.
Além do conjunto principal, também estavam em exibição produtos da Acoustic Solid, reconhecida por seus sofisticados toca-discos de engenharia alemã, a Hana, fabricante japonesa renomada por suas cápsulas de altíssima precisão e musicalidade, e os cabos e acessórios da van den Hul, da Holanda.
VERY FINE SOLUTIONS
A sala que reuniu os produtos da Antipodes Audio, Ikigai Audio, Magico, MSB Technology e Pilium, se destacou tanto pela seleção de equipamentos como pela impressionante sinergia entre estes. O sistema, ancorado em dois poderosos monoblocos, ofereceu uma reprodução sonora de notável refinamento, com detalhamento minucioso, texturas palpáveis e uma cativante presença musical.
A fonte digital da Antipodes Audio demonstrou a precisão e musicalidade características da marca neozelandesa, entregando sinal puro e estável aos DACs da MSB Technology, que mais uma vez se destacaram pela sua transparência cristalina e dinâmica impressionante. O estágio de amplificação, a cargo da Pilium, garantiu autoridade e controle exibindo uma excelente combinação de força bruta e delicadeza tonal.
As caixas acústicas da Magico, conhecidas por sua engenharia avançada em alumínio e design acústico de ponta, mostraram todo o seu potencial, projetando uma imagem sonora ampla, tridimensional e coerente, com uma naturalidade que parecia dissolver os limites físicos da sala. A cablagem da Ikigai Audio completou o conjunto com elegância e precisão, preservando a integridade do sinal e contribuindo para a sensação de realismo e coesão geral do sistema.
O resultado foi uma apresentação sofisticada e equilibrada, em que cada nota parecia cuidadosamente esculpida, e cada silêncio, carregado de intenção musical. O sistema combinou resolução analítica com emoção genuína, oferecendo uma experiência auditiva que unia técnica e alma, um bom exemplo de integração de marcas de excelência elevando a qualidade da reprodução musical.
FINE SOUNDS BENELUX
Belissimamente decorada, a sala exibiu elegância e sofisticação, refletindo a estética clássica e o prestígio das marcas apresentadas, como a McIntosh, Sonus Faber e Sumiko. O ambiente foi cuidadosamente planejado combinando suave iluminação e acabamento refinado, criando uma atmosfera acolhedora e intimista.
O sistema, formado por monoblocos e pré-amplificação da McIntosh associado às caixas acústicas da Sonus Faber reproduzia com musicalidade e naturalidade. A apresentação sonora se destacou por uma abordagem mais contida e equilibrada, privilegiando a coerência tonal e o refinamento harmônico em vez da pura exuberância dinâmica.
Em suma, a sala ofereceu uma demonstração de puro bom gosto, tanto visual quanto auditivo, um exemplo de como design, engenharia e musicalidade podem coexistir em perfeita harmonia.
MASIMO
Ao entrar, o público era recebido por uma apresentação visualmente impressionante, combinando uma estética moderna e uma disposição convidativa à imersão. Esta sala, decorada e organizada com bom gosto, chamou a atenção dos visitantes pela sua variedade de ambientes cuidadosamente montados, cada um destacando diferentes combinações de produtos das marcas AudioQuest, Bowers & Wilkins, Denon e Marantz. A proposta foi clara, demonstrar na prática como essas marcas podem colaborar atendendo tanto aos amantes do áudio Hi-Fi quanto aos entusiastas de home theater de alta performance.
LIVET AUDIO
A visita à sala foi uma experiência particularmente agradável e instrutiva. O destaque não apenas pela qualidade sonora, mas também pela forma envolvente e didática com que os representantes da T+A (Theory + Application) e da Inakustik conduziram as demonstrações. Os apresentadores explicaram com clareza a filosofia de design de seus produtos. No sistema completo da T+A, marca alemã, a eletrônica demonstrou autoridade e controle, com transparência. As caixas acústicas, também da T+A, exibiram boa definição dos instrumentos e timbres realistas. A fonte digital utilizada foi com o belíssimo streamer da Hifi Rose.
O resultado foi uma demonstração elegante, educativa e intrigante, na qual o expositor não apenas demonstrou produtos de alto desempenho, mas também a compreensão na integração de áudio.
HIFI CORNER TRADING
Esta sala é, sem dúvida, uma das visitas obrigatórias do evento. Ano após ano, surpreendem e reafirmam o porquê a paixão pelo áudio de alta fidelidade continua viva. Sem exceção, o sistema apresentado por eles é sempre um deleite auditivo, e desta vez não foi diferente.
À primeira vista, a sala parecia surpreendentemente simples, sem excesso de equipamentos. Bastaram poucos segundos de audição para que essa aparente simplicidade se revelasse enganosa, o impacto musical foi imediato, transformando a experiência em um refúgio irresistível. Assim que a música começou, era simplesmente impossível sair do assento, cada faixa convidava à prolongar a audição.
O sistema era composto inteiramente por equipamentos da Lyngdorf, marca dinamarquesa reconhecida pela inovação tecnológica e qualidade de áudio. O destaque foi o amplificador integrado TDAI-2210, que incorpora a avançada tecnologia RoomPerfect, capaz de adaptar o desempenho sonoro às características acústicas do ambiente com precisão notável. Associado às caixas acústicas FR-2, o sistema demonstrou impressionante energia, controle e naturalidade, resultando em uma reprodução viva e envolvente.
O tratamento acústico da sala, discreto, mas eficiente, contribuiu decisivamente para o resultado, com dispersão sonora uniforme, sem colorações, e sem fadiga auditiva. Permitindo uma experiência agradável, mesmo em volumes mais altos.
Entre tantas demonstrações tecnicamente impecáveis do evento, esta se destacou por algo essencial: a diversão pura. Esta sala lembrou a todos que, no fim das contas, o áudio de alta qualidade deve emocionar, encantar e fazer sorrir.
Foi, sem dúvida, a experiência mais divertida e contagiante que tive em todo o Dutch Audio Event.
JOENIT
Devo admitir: esta sala foi uma das grandes surpresas do evento. Mesmo antes de entrar, era possível perceber algo especial acontecendo ali, o som já se projetava do corredor em direção à sala. Ao entrar, a impressão foi confirmada, com uma acústica exemplarmente equilibrada, com baixo nível de ruído ambiente, e um relativamente simples, a sala contava com eletrônica inglesa da Rega, associado a dois conjuntos distintos de caixas acústicas: o primeiro com caixas acústicas da Totem Acoustic e, mais tarde, uma segunda configuração com caixas da Kerr Acoustic.
A primeira audição foi com o sistema com a aparelhagem da Rega e caixas da Totem Acoustic, que entregou uma reprodução agradável e equilibrada, e fluida. Saímos da sala para uma pausa rápida para o almoço, pois já eram quase 16:00hs.
No retorno, uma nova configuração aguardava os visitantes, com as caixas da Kerr Acoustic. Foi aí que começou uma das maiores surpresas do evento.
Logo nas primeiras faixas, o impacto foi imediato. A sala estava cheia e o nível de pressão sonora relativamente alto, mas o som permanecia limpo e natural. Minha primeira impressão era de que as torres estavam em uso, devido à escala e o corpo da apresentação. No entanto, após alguns minutos, a música foi interrompida pelo próprio projetista, Jes Kerr que, com um sorriso discreto, anunciou: “Agora vou conectar as torres, OK?”. A demonstração estava utilizando as K300, o modelo bookshelf, posicionadas em pedestais.
O que aconteceu em seguida foi simplesmente estarrecedor, assim que as torres da Kerr Acoustic, K320, começaram a tocar, a diferença foi marcante: a reprodução parecia completamente libertada das caixas, criando uma experiência sonora ampla, tridimensional e envolvente. As colunas desapareceram acusticamente, permitindo que a música preenchesse o ambiente de forma orgânica e sem esforço. Mesmo em volumes altos, não havia nenhum traço de fadiga auditiva, apenas energia, equilíbrio e transparência.
A performance das caixas da Kerr Acoustic foi marcante, com articulação, rapidez e naturalidade. Elas conseguiram combinar presença física com refinamento acústico, oferecendo um som simultaneamente potente e relaxante.
Sem dúvida, essa visita foi uma das experiências mais memoráveis e emocionantes nessa edição do Dutch Audio Event.
REFERENCE SOUNDS
Essa sala foi, de certa forma, a proverbial ‘saideira’ do evento. E que final este foi! O chamariz principal foram as imponentes Wilson Audio Chronosonic XVX, verdadeiros monumentos da engenharia acústica, alimentadas pelos magníficos Epic 1600 monoblocos da Dan D’Agostino Master Audio Systems. A sala foi cuidadosamente tratada acusticamente e o sistema preparado com evidente atenção aos detalhes.
O resultado foi uma apresentação com autoridade, combinando dinâmica e uma experiência musical agradável. Certamente foi uma maneira memorável e inspiradora de encerrar a visita ao show.
MENÇÕES HONROSAS:
SPL
Diferente de muitos expositores presentes, a SPL (Sound Performance Lab) optou por não montar uma sala dedicada para demonstração. Em vez disso, seus produtos estavam elegantemente dispostos em uma das galerias do evento, quase como peças de design industrial expostas em uma galeria de arte. A apresentação, embora simples, atraiu a atenção de muitos visitantes justamente pela estética singular e pelo apelo visual marcante dos equipamentos.
O primeiro aspecto que chama a atenção é o porte compacto das unidades, um contraste notável em meio a tantos sistemas de grandes dimensões exibidos no show. As proporções remetem aos ‘micro-systems’ das décadas passadas, mas a semelhança termina aí. Os produtos da SPL transpiram modernidade e sofisticação técnica que a marca alemã representa. O design é outro ponto forte. Linhas limpas, acabamento impecável e uma disposição de controles que equilibra funcionalidade e elegância, fazem dos equipamentos SPL verdadeiros objetos de desejo para quem valoriza tanto a estética quanto o som.
Mesmo sem uma demonstração sonora, a SPL conseguiu transmitir sua identidade. A presença dos produtos na galeria foi suficiente para despertar a curiosidade.
DYNAUDIO BENELUX
As primeiras caixas acústicas da Dynaudio que escutei foram as Focus 220, há mais de dez anos, na Sunrise Lab, em São Paulo. Essa experiência deixou uma impressão duradoura com um som equilibrado, envolvente e com aquela musicalidade energética. Desde então, a marca permaneceu em minha memória como referência.
No evento, o sistema em exibição combinava a tradição da Luxman, com seus elegantes componentes Centennial Black Edition, à modernidade das Dynaudio Confidence 20. O resultado foi uma apresentação balanceada e com finesse, uma combinação que traz o encontro entre a tradição japonesa e a engenharia escandinava.
RIK STOET
Conhecido por suas lojas especializadas em áudio e discos de vinil, Rik Stoet é um nome reconhecido no cenário audiófilo nesta parte da Europa. Com uma trajetória ligada à curadoria de equipamentos de alta qualidade e à paixão pelo som analógico, ele decidiu, há alguns anos, dar um passo além e criar o próprio toca-discos.
O Takumi foi um projeto concebido com a filosofia de tornar o prazer da reprodução analógica acessível a um público mais amplo, sem comprometer a qualidade sonora. O resultado é um produto que combina engenharia sólida, design funcional e estética minimalista, refletindo o bom gosto e a experiência de seu criador.
O toca-discos se destaca pela simplicidade e elegância de suas linhas, e o cuidado com detalhes que dá a impressão de leveza visual e, ao mesmo tempo, revela robustez e precisão mecânica refletindo seu nome.
ENCONTROS E REENCONTROS
Este ano trouxe momentos especialmente marcantes no Dutch Audio Event. Tive a oportunidade de conhecer o Rik Stoet, criador do toca-discos Takumi, e o Jes Kerr, o talentoso projetista por trás das caixas acústicas Kerr Acoustic.
Ambos demonstraram grande simpatia e disposição para conversar, compartilhando detalhes sobre seus projetos e visões sobre o futuro da indústria de áudio.
O encerramento não poderia ter sido melhor: reencontrei Stuart e Linette Smith, do Hi-Fi Pig, que estavam cobrindo o evento. Foi uma hora bem aproveitada para colocar o papo em dia, comentar as novidades do setor e celebrar, juntos, o espírito de comunidade que torna o mundo do áudio tão especial.
CONCLUSÃO
O Dutch Audio Event impressionou pela ampla variedade de expositores, pela qualidade das demonstrações e pelo alto nível de sofisticação das salas e sistemas apresentados. O evento mostrou, mais uma vez, a paixão que move o universo do áudio high-end, reunindo marcas consagradas, novos talentos e um público genuinamente entusiasta.
Com sua organização exemplar e boa atmosfera, o evento reafirmou seu papel como uma das principais referências europeias no cenário de áudio de alta fidelidade. Um legítimo ponto de encontro para aqueles que valorizam excelência sonora e inovação.
Obrigado pela atenção e desejo a todos ótimas audições.