AUDIOFONE – Editorial: QUAIS SÃO SEUS CRITÉRIOS PARA COMPRAR UM NOVO FONE?

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Fernando Andrette
fernando@avmag.com.br

Sabia que, em uma pequena amostra que fiz com os participantes do nosso último Workshop, realizado em abril, a performance não foi o primeiro item citado?

Em primeiro lugar veio preço, em segundo conforto, depois mobilidade, e só então performance.

Claro que essa amostra não é de maneira alguma representativa, mas se tratando de um evento de produtos hi-end, soa meio estranho a prioridade máxima não ser a performance para os consultados.

E aí fiquei esses meses todos, depois do evento, matutando para tentar compreender o motivo. A primeira questão que levantei, foi talvez o fato dos que consultei serem todos na faixa abaixo de 30 anos, em que certamente o preço pesa muito ainda.

Outra possibilidade pode também ser pelo fato de nenhum desses estar procurando seu fone definitivo, pois tem uma longo caminho ainda a percorrer, pela pouca idade.

Mas, de qualquer forma, acho que desde o início o critério – junto com preço – deveria ser performance, pois o fone errado pode ser catastrófico para a nossa audição. E justamente quando somos mais jovens, é que caímos na tentação de abusar do volume para sentir aquela ‘adrenalina’ no corpo.

Então a questão que me veio à mente, foi que não estamos conseguindo conscientizar esse leitor mais novo da importância de se ouvir em volumes seguros. Ele ainda não descobriu que a bússola necessária para ele escolher seu fone é entender definitivamente o quesito Equilíbrio Tonal.

E sem essa ferramenta, sua chance de continuar comprando errado, vai se manter por muito tempo ainda.

Vou repassar novamente a principal dica já falada aqui, dezenas de vezes: para você saber se o fone que deseja tem um bom Equilíbrio Tonal, ouça pelo menos trechos de várias gravações que são sua referência. Coloque no menor volume possível, e perceba se consegue acompanhar a linha do baixo, bumbo de bateria, todas as informações da região média, e se os agudos não são brilhantes e agressivos.

Se tiver dificuldade, em volume reduzido, de seguir os graves, ou os médios estiverem muito pronunciados em relação aos graves e agudos, esqueça esse fone meu amigo, pois ele tem um desequilíbrio tonal grande.

Claro que, para fazer este teste, a equalização escolhida (se ele tiver presets de equalização) deverá ser a opção mais flat possível (geralmente nas opções básicas essa vem como Classic).

Sempre faça esse teste, e uma hora você irá encontrar na faixa de preço que você deseja, um fone que em volume bem reduzido consiga mostrar os graves, médios e agudos, todos de maneira uniforme e com clareza.

Aí você pode ir aumentando o volume gradativamente até o limite seguro. E que irá ocorrer?

Costumo chamar de ‘efeito fermento’: tudo cresce na mesma proporção, e você não terá que fazer nenhum esforço para acompanhar todos os instrumentos e vozes.

Não requer grande expertise em audição, para realizar esse teste de Equilíbrio Tonal – apenas paciência e gravações com o mínimo de qualidade técnica.

Não abra mão de colocar a performance como primeiro critério, junto com preço, meu amigo.

Seus ouvidos irão te agradecer muito!

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