

Fernando Andrette
fernando@avmag.com.br
Falo reiteradamente que os integrados evoluíram tanto em termos de performance, que não levá-los em consideração no momento de um novo upgrade pode ser um grande equívoco e custar caro para o seu bolso.
É por isso que nos últimos dois Workshops fiz questão de mostrar todos os sistemas apenas com integrados, para todos que compareceram ao evento, poderem ouvir o nível em que os novos integrados se encontram.
Ano passado mostrei o Arcam SA30, e este ano conseguimos apresentar o SA45, o novo top de linha da série Radia da aclamada empresa inglesa Arcam.
Fizemos a apresentação semanas antes do lançamento oficial no Hi-End de Munique, graças ao esforço de todo o pessoal da Harman Brasil.
E posso dizer que valeu a pena, e todos que tiveram o prazer de escutá-lo junto com a caixa Trapeze Reimagined da Audiovector (clique aqui), poderão dar seu parecer do quanto esse novo integrado é refinado e completo!
E quando digo completo, estou me referindo a um potente amplificador integrado de 180 Watts em 8 ohms e 300 Watts em 4 ohms, pré de phono MM e MC, streamer, um DAC e um dispositivo de correção de sala chamado Dirac.
Seu design alia um enorme visor frontal, extremamente limpo e fácil de comandar, apresentando todas as informações como: nível de volume, entrada utilizada e informações dos discos tocados em streamer.
Como todo produto Arcam, a topologia de amplificação é Classe G, implantada por este fabricante desde sua linha FMJ na virada do século.
Seu streaming permite reproduzir música diretamente da internet usando todas as principais plataformas existentes. Além de suportar Wi-Fi e Ethernet, para se extrair o melhor sinal possível.
Em termos de conexão, então, o SA45 é bem versátil, com entrada USB, coaxial, óptica, HDMI ARC, além de ser compatível com Roon, possibilitando ao usuário controlar sua biblioteca de streaming através dessa plataforma.
Seu DAC suporta arquivos: Flac, WAV (linear PCM), AAC, ALAC e DSD (até 256).
Ele possui três entradas de linha não balanceadas, e uma XLR, além de duas entradas de phono para cápsulas de magneto móvel e de bobina móvel.
Para o teste utilizamos as seguintes caixas acústicas: Audiovector Trapeze Reimagined, Marten Oscar Trio (clique aqui), Dynaudio Contour Legacy (teste 2 nesta edição), e Estelon X Diamond Mk2. O toca-discos foi o Zavfino ZV11X (clique aqui), cápsula Aidas Trustone Malachite Green (leia teste na edição de agosto próxima). Os cabos de interconexão foram os Dynamique Audio Apex, e o Zavfino Silver Dart no braço do toca-discos. Cabo de força: Transparent Audio Reference G6 e Sunrise Lab série Aniversário.
Como tivemos por mais de um ano o SA30 como uma de nossas referências em integrado, pudemos praticamente fazer uma comparação direta em termos de assinatura sônica com o ex-top-de-linha. E posso garantir que o equilíbrio entre transparência e musicalidade se mantiveram bem próximos do que obtivemos com o SA30.
O que mais gosto na sonoridade da Classe G da Arcam é o grau de inteligibilidade aliado ao prazer auditivo. A música flui, sem resistência, e sem nenhum tipo de pirotecnia, para fazer da primeira impressão algo impactante, sem se tornar cansativo ou ‘irreal’.
Seu equilíbrio tonal é corretíssimo, com graves impactantes se a música tiver, médios com ótima inteligibilidade sem excessos, e uma região alta, limpa, estendida e com um decaimento muito suave e natural.
Quando temos um equilíbrio tonal nesse nível de precisão, percebemos que nenhuma frequência chama a atenção mais que outra, deixando a música se apresentar de maneira harmoniosa e prazerosa.
Como nosso cérebro interpreta esse equilíbrio? Querendo ampliar os tempos de audição, com um número de gravações tecnicamente muito distintas.
Ou seja, o SA45 da Arcam não discrimina gravações ruins, mas também não tenta corrigir o que não tem conserto. Apenas permite que, com volumes cuidadosos, elas nos deixem apreciar aquele conteúdo pelo seu apelo emocional, e não técnico.
E só pelo fato dele não expurgar gravações que nos são muito importantes, já mostra o grau de acerto dos engenheiros da Arcam.
Sua apresentação 3D do palco sonoro é realmente uma referência. Os participantes do nosso Workshop, certamente lembrarão da profundidade e da qualidade dos planos dos naipes dos instrumentos nos dois exemplos mais complexos apresentados, do Copland e do Wynton Marsalis – em que era possível ‘ver’ o que estávamos ouvindo!
Fico muito feliz, quando consigo mostrar aos nossos leitores em nossos eventos, o que ocorre em nossa sala de testes mensalmente.
Pois isso não só passa credibilidade do que descrevemos em todas as edições, como permite aos nossos leitores memorizarem esses exemplos para reproduzi-los em suas salas depois.
O Arcam, junto com a Audiovector Trapeze, recriou em uma sala com mais de 140 metros, e com 60 pessoas presentes, os naipes de metais e percussão, em suas posições corretas, materializando o acontecimento físico ali à nossa frente.
Mas o SA45 não é bom apenas em apresentar a largura e profundidade, ele também apresenta a altura do acontecimento musical. Nos solos do exemplo do Wynton Marsalis, o cérebro podia acompanhar as micro variações dos solistas ao se aproximarem ou se distanciarem dos microfones à sua frente.
Ou seja, para se ter uma capacidade assim de recriação do palco sonoro, é preciso que também o foco, recorte e ambiência, sejam do mesmo nível!
As texturas são absolutamente fidedignas, tanto na apresentação da paleta de cores para a composição do timbre, como no grau de intencionalidade inerente a uma excepcional gravação, e a um sistema digno de reproduzir essas nuances.
Velocidade, tempo, andamento são primorosos neste integrado. Um belo exemplo foi o quinteto apresentado no evento, com piano, percussão, harpa e contrabaixo.
Em que a variação de andamento era de uma precisão desconcertante, principalmente na apresentação da marcação de tempo da mão esquerda do pianista, assim como no acompanhamento da harpa.
Esse exemplo que utilizei no Workshop, em um sistema com certa ‘letargia’, fica enfadonho e desinteressante de se ouvir.
O Arcam não pertence a esse grupo ‘letárgico’.
E, quando chegamos ao quesito dinâmica, os apaixonados por sustos e sobressaltos podem se preparar, pois o Arcam possui folga e impetuosidade suficiente para fazer nosso coração dar sobressaltos em passagens com impetuosos e fortíssimos.
E ele o faz sem dobrar os joelhos ou perder a compostura.
Sua apresentação de microdinâmica é exemplar, e coloca muitos prés e powers em situação delicada, mostrando o motivo de que podemos e devemos passar a olhar essa nova geração de integrados de ponta, com a devida reverência e respeito.
Quer saber o tamanho físico de um tímpano?
Pergunte a quem esteve no Workshop, e ouviu a faixa do Copland.
Ou o tamanho de um naipe de trompas – como soa em tamanho? Novamente, quem esteve no evento e escutou a dupla Arcam e Trapeze saberá te responder.
Ligado à Estelon X Diamond Mk2, em nossa sala, obtive a reprodução de um órgão de tubo mais próximo possível de com o nosso Sistema de Referência, que custa dez vezes mais caro que o Arcam!
E quanto à materialização física, já falei o suficiente algumas linhas acima, quando descrevi a capacidade de nosso cérebro ‘ver o que estamos ouvindo’ à nossa frente.
CONCLUSÃO
O que mais me encantou no Arcam SA45 é sua capacidade de atender do veterano audiófilo, que está querendo minimizar seu sistema sem abrir mão da performance, ao audiófilo iniciante que deseja ter tudo em um só gabinete.
Nesse sentido, os projetistas foram muito assertivos, pois conseguiram juntar e oferecer a um espectro de possíveis compradores uma solução altamente eficaz e objetivamente funcional.
Isso para mim é a melhor definição de modernidade. Pois atende a inúmeras expectativas sem abrir mão da qualidade.
Todo o pacote se encontra no mesmo patamar de performance? Evidente que não, pois se assim fosse ele teria que custar o triplo do que custa.
Para nós, o amplificador está acima do streamer e do DAC, e o phono MC está um degrau acima do streamer.
Mas não se trata de um desnível comprometedor, desde que o ouvinte não o compare com componentes isolados mais caros que o próprio SA45.
Para facilitar o entendimento do nosso leitor, passo aqui a nota de cada componente, e no final deixo apenas a nota do integrado (pré e power), OK?
O streamer do Arcam, comparado com o nosso streamer de Referência, deu: 94 pontos.
O DAC, comparado ao nosso DAC de Referência, deu: 95 pontos.
E o pré de phono MC, comparado ao nosso phono de Referência, deu: 96 pontos.
E, para chegar a nota final do integrado (pré de linha e power) utilizamos nosso streamer, DAC e phono de Referência, OK?
Acho que assim fica mais fácil do nosso leitor entender o conjunto de uma maneira integral.
Como integrado, o SA45 é um Estado da Arte Superlativo, com méritos suficientes para ser o amplificador definitivo de qualquer um que deseje apenas encerrar seu ciclo de upgrades e viver feliz com sua música por muitos e muitos anos.
Um produto que certamente estará entre os Melhores do Ano concorrendo com os dois selos, apenas outorgados aos melhores dos melhores!
PONTOS POSITIVOS
Um pacote impecável para quem deseja ter o melhor sem hipotecar a casa.
PONTOS NEGATIVOS
Nada a esse preço.
ESPECIFICAÇÕES
| Streaming & Conectividade | Spotify, Tidal e Qobuz Connect, e Roon Ready (em aprovação). Apple Airplay e Google Cast. Internet Radio, Podcasts, UPnP, USB Media (pendrive ou hard-disk externo USB-A) |
| Potência contínua | (0.5% THD) por canal 180W (20Hz a 20kHz, 8Ω) 300W (1kHz, 4Ω) |
| Distorção Harmônica (80% da potência, 8Ω, em 1kHz) | 0.002% |
| Entradas analógicas | 3x RCA + 1x XLR |
| Entradas phono MM e MC | MM e MC |
| Resposta de frequência | 20Hz a 20kHz (± 0.2dB) |
| Relação sinal/ruído | 106dB |
| Supported Streaming media | FLAC, WAV (LPCM), AAC, ALAC, AIFF, MP3, MP4, OGG, e WMA – até 192 e 384 kHz. DSD até 256. |
| Digital Audio Inputs | 1x HDMI eARC, 2x Coaxial (RCA), 2x Óptica (Toslink) |
| Bluetooth | 5.4, A2DP, AVRCP, BLE, Snapdragon Sound, AAC, LE Audio, Auracast |
| Consumo | 1000W (<0.5W em standby) |
| Dimensões (L x A x P) | 432 x 140 x 390 mm |
| Peso | 17 kg (20 kg embalado) |
| AMPLIFICADOR INTEGRADO ARCAM RADIA SA45 (COMO AMPLIFICADOR) | ||||
|---|---|---|---|---|
| Equilíbrio Tonal | 13,0 | |||
| Soundstage | 13,0 | |||
| Textura | 12,0 | |||
| Transientes | 13,0 | |||
| Dinâmica | 12,0 | |||
| Corpo Harmônico | 13,0 | |||
| Organicidade | 13,0 | |||
| Musicalidade | 13,0 | |||
| Total | 102,0 | |||
| VOCAL | ||||||||||
| ROCK, POP | ||||||||||
| JAZZ, BLUES | ||||||||||
| MÚSICA DE CÂMARA | ||||||||||
| SINFÔNICA |


Harman do Brasil
www.harmankardon.com.br
R$ 45.700